FAO in Portugal

1ª Conferência Anual Colégio F3 promove debate sobre passado e futuro das leguminosas

10/11/2016

Lisboa - O Colégio Food, Farming and Forestry (F3) associou-se às comemorações do Ano Internacional das Leguminosas e juntamente com a Representação da FAO em Portugal e junto da CPLP organizou no dia 20 de Outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa uma conferência sob o tema "Produção e Consumo de Leguminosas: um passado com futuro?".

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira em representação do Reitor António Cruz Serra, da Diretora do Colégio F3, Wanda Viegas, do Presidente do INIAV, Nuno Canada, em representação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira e do representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia.

O evento contou de manhã, com uma mesa-redonda intitulada "Leguminosas: um passado com futuro?", iniciada por Hélder Muteia, que abordou as leguminosas como sementes nutritivas para um futuro sustentável, lema que orienta o Ano Internacional das Leguminosas. De seguida, Charles Godfray, Professor na Universidade de Oxford e diretor do programa "Futuro da Alimentação", apresentou um estudo de modelação sobre os efeitos da produção futura de alimentos num contexto de alterações climáticas, na saúde global e regional. Eduardo Dinis, Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento, falou sobre o cultivo e consumo das leguminosas na agricultura nacional, ressaltando a importância de uma maior orientação para o mercado. A mesa foi encerrada por Vitor Martins dos Santos, Professor e diretor do centro de Biologia Sintética e de Sistemas da Universidade de Wageningen, que apresentou o Projeto SMART AgriFor que pretende definir a visão, missão e estratégia para a criação de um Centro Internacional de excelência em Agricultura e Florestas em Portugal.

Da parte da tarde, palestrantes de várias das Escolas da Universidade de Lisboa promoveram um diálogo multidisciplinar num Workshop intitulado "Os saberes na ULisboa, a Produção e o Consumo de Leguminosas", ilustrando o valor acrescentado gerado pelas sinergias e complementaridades inter-Escolas e Centros de Investigação.

No final do evento foram abordadas questões relacionadas com uma possível parceria entre a FAO Portugal e o Colégio F3.

O Colégio F3, integra atualmente doze Escolas da Universidade de Lisboa com atuação em ciências naturais e sociais, pretendendo criar e traduzir conhecimento transdisciplinar nos domínios da alimentação, agricultura e florestas, que tenha impacto na resposta a desafios sociais e ambientais. A criação deste colégio surge da necessidade de alcançar avanços tecnológicos e novas estratégias empresariais em matéria de inovação e responsabilidade socioambiental, mas também novas políticas públicas para promover sistemas mais sustentáveis, e de promover um modelo de sociedade democrática em que todos os atores estão mais e melhor informados.