FAO in Portugal

Universidade de Évora comemora o primeiro Dia Mundial "One Health"

15/11/2016

Lisboa – No dia 3 de Novembro, a Universidade de Évora aderiu às comemorações do primeiro Dia Mundial "One Health", integrada na iniciativa promovida pela "One Health Commission", organizando um dia de debate que visou consolidar e dar maior visibilidade a este conceito.

O conceito "One Health" é uma estratégia mundial de colaboração entre várias áreas das ciências da saúde que trabalham, localmente, nacionalmente e globalmente, para atingir a saúde ideal de humanos, de animais e do meio ambiente. O sinergismo alcançado produzirá avanços nos cuidados de saúde, acelerando descobertas de investigação biomédica, aumentando a eficácia da saúde pública, expandindo a base de conhecimentos científicos e melhorando a educação médica e os cuidados clínicos. Quando devidamente implementado, ajudará a proteger e salvar milhões de vidas nas gerações presentes e futuras.

O objetivo do dia "One Health" é construir a vontade política necessária para uma mudança radical na forma como os desafios de saúde são avaliados e abordados, sendo projetado para envolver o maior número possível de indivíduos, de tantas áreas quanto possível, em eventos de educação e conscientização em saúde, e para gerar um conjunto inspirador de projetos em todo o mundo.

O debate promovido pela Universidade de Évora contou com um programa multidisciplinar que abordou temas como a resistência a antimicrobianos, zoonoses e doenças transmitidas por vetores e nutrição e segurança alimentar.

O Representante da FAO em Portugal e Junto da CPLP, Hélder Muteia, foi convidado a participar nas comemorações deste dia, fazendo uma apresentação sobre os desafios dos sistemas alimentares modernos, colocando em destaque temas como as alterações climáticas, os novos hábitos alimentares, o desperdício alimentar e problemas nutricionais como a obesidade.