FAO in Portugal

Representante da BIOVIVOS reúne-se com a FAO

24/11/2016

Lisboa – No passado dia 7 de novembro, a FAO em Portugal, composta por Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, e Sofia Saro, receberam nas instalações da CPLP, João Henriques, Fundador da BIOVIVOS. Este encontro teve como objetivo apresentação do projeto, e ainda a discussão de possíveis parcerias e oportunidades de atividades de interesse comum.

BIOVIVOS é um projeto que surge no seguimento de uma viagem de João Henriques até à Ilha de Goré no Senegal em 2003. Após conhecer e perceber a realidade de uma família de pastores no sul de Marrocos, decidiu adquirir e melhorar o conhecimento para conseguir produzir água potável e vegetais na África Subsariana.

Desde essa altura até 2014 envolveu-se em diversos projetos tais como agricultura urbana, hidropónica, entre outros. Estou e testou praticamente todos os processos agrícolas em pequena escala e em Abril de 2014 decidiu dedicar-se exclusivamente ao projeto BIOVIVOS para produção local do que considera serem superalimentos vivos, biológicos e sustentáveis.

Estes alimentos para além de serem vegetais com uma grande densidade e variedade de nutrientes podem ser um dos produtos mais sustentáveis existentes no mercado, devido ao seu impacto na melhoria da alimentação e economia local com uma pegada ecológica extremamente reduzida.

No seguimento desta reunião, a FAO e a BIOVIVOS discutiram diversas formas de colaboração futura que, para além de fortalecer esta cooperação, serão fundamentais na sensibilização e consciencialização para importância de uma alimentação e agricultura sustentável.