FAO in Portugal

Sessão de trabalho aprofunda a parceria REDISA-CPLP com a FAO Portugal

28/11/2016

Lisboa – No passado dia 10 de novembro Hélder Muteia, Representante da FAO Portugal e junto da CPLP, reuniu com o Presidente da REDISA-CPLP, Bernardo Pacheco Carvalho. Esta foi uma sessão de trabalho que visou aprofundar os laços entre a FAO Portugal e o mundo académico, especificamente com a rede de investigação mencionada.

A REDISA afirma-se como uma Rede de Educação, Informação e Cidadania para a Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável  (Qualidade de Vida), rede essa baseada em instituições e personalidades que desejam contribuir nesta temática de várias formas, a começar pela ação através da investigação/pesquisa-desenvolvimento.

A experiência dos últimos dez anos de Cooperação para o Desenvolvimento centrada na unidade de Investigação-Desenvolvimento da Secção de Agronomia Tropical (CIAT-CD – Centro de Agronomia Tropical – Cooperação e Desenvolvimento), em especial com os países Africanos e da América Latina, permitiu potencializar a experiência do Núcleo de Agronomia Tropical do ISA, promovendo sinergias, troca de informação e de conhecimento para apoiar o desenvolvimento das regiões tropicais. 

Hoje a rede envolve quatro países, Brasil, Cabo Verde, Portugal e São Tomé e Príncipe de forma regular, estando já em marcha as ligações à Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e Timor com troca de informações, parcerias e programas de formação em rede. 

A intervenção da REDISA no espaço CPLP tem vindo assim a consolidar-se de forma louvável e, entre outros objetivos, almeja contribuir para o reforço da capacidade na análise, avaliação e monitorização de políticas, projetos e planos de ação, designadamente através do reforço institucional (capacity building) no espaço da CPLP, em especial na área da Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável.

Neste sentido, a parceria REDISA-CPLP com a representação em Portugal da FAO, em domínios específicos, designadamente em programas de formação e capacitação, em termos de apoio institucional e documental, revela-se importante. A formação pós-graduada é também uma prioridade da REDISA-CPLP, em especial no contexto de programas “tutoriais” e com uso das novas tecnologias de informação, com componente de formação à distância, mas também presencial, na área da segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, e agronegócio. Assim, a construção de uma plataforma documental de apoio, devidamente estruturada para o sentido apresenta-se como imprescindível.

Por toda a sua intensa ação, esta parceria REDISA-CPLP com a FAO Portugal garante a sua relevância, nomeadamente no âmbito das questões da fome e desenvolvimento sustentável, temas basilares a toda a atuação da FAO enquanto organização internacional.