FAO in Portugal

FAO centra-se na erradicação da pobreza extrema e em alcançar a fome zero

30/03/2017

Lisboa - No início do ano, a FAO realizou uma Reunião de Especialistas com foco na Investigação e Investimento no Desenvolvimento Agrícola e Rural para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2, onde estiveram presentes o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (em inglês, IFAD), o Grupo Consultivo para a Investigação Agrícola Internacional (em inglês, CGIAR) e o Banco Mundial, em parceria com a União Europeia, representa o empenho da Organização no sentido de uma colaboração alargada para focar ainda mais o seu programa de trabalho nos ODS.

A FAO tem um papel estratégico na articulação dos ODS 1 e 2, uma vez que, não será possível acabar com a fome sem abordar o acesso das pessoas aos meios de subsistência, nos quais a pobreza é central. Por sua vez, a pobreza, não pode ser eliminada quando as pessoas estão com fome. Um espectro variado de agregados familiares vive na pobreza rural sendo necessária uma abordagem ampla e multissetorial com estratégias diferenciadas para o êxito da redução da pobreza rural. Este conjunto de políticas deve promover uma transformação estrutural e rural inclusiva e um crescimento económico, permitindo que os pobres participem ativamente e beneficiem significativamente da atividade económica, abordando simultaneamente as causas profundas da migração.

A reunião de especialistas foi o primeiro passo para a construção de uma iniciativa conjunta centrada no reforço e aumento da visibilidade da investigação de modo a apoiar os investimentos na agricultura e nas zonas rurais, com especial atenção às populações marginalizadas - como mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores - que foram deixadas para trás pelo desenvolvimento e podem estar a operar em áreas de produção marginais.

O principal objetivo da iniciativa é aumentar a coordenação e colaboração entre as agências de modo a maximizar o impacto do trabalho técnico e do investimento, com foco nos processos de políticas a nível nacional e vinculando dados, análises e investimentos a esses processos.