FAO in Portugal

Debate sobre mulheres rurais e acesso à terra

26/04/2017

Lisboa - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (ACTUAR), em parceria com a Rede das Margaridas do Mundo e com a Fundação Land Portal, promoveu o debate virtual: “As lutas das mulheres rurais pelo acesso à terra e outros recursos naturais nos países de língua portuguesa”, de 6 a 27 de março de 2017.

A discussão proporcionou um intercâmbio de ideias e de conhecimento, como forma de se abordar uma visão mais aprofundada e detalhada das realidades e dos desafios dos países da CPLP no que respeita a posse e a governança da terra por parte das mulheres. Neste sentido, foi incutida a partilha e o intercâmbio de experiências, perspetivas e posições dos demais intervenientes, acerca das barreiras, desafios e boas práticas das mulheres rurais no acesso à terra e outros recursos naturais.

Pretenderam-se identificar, também, espaços de mobilização das mulheres rurais nos países lusófonos, visando a integração das diversas organizações que trabalham os temas do acesso à terra e outros recursos naturais, governança e segurança alimentar e nutricional.

Na sequência do sucesso deste debate, a Rede de Margaridas do Mundo e a ONU Mulheres Moçambique convidaram representantes de cada um dos países da CPLP bem como a Plataforma de Camponeses da CPLP para a oficina “Organização e luta das mulheres rurais africanas e países de língua Portuguesa”, que teve lugar de 20 a 22 de abril de 2017, em Maputo, Moçambique.