FAO in Portugal

Produção Agrícola Ganha Espaço nas Escolas de Tsangano

05/05/2017

Lisboa - Seis estabelecimentos de ensino primário e secundário no distrito de Tsangano, em Moçambique, estão a implementar com sucesso o programa de produção escolar, com culturas alimentares e animais domésticos de pequena espécie, caprinos, suínos e aves.

Segundo o Administrador do Distrito de Tsangano, Eugénio Mondlane, os alunos estão também a trabalhar no sentido de introduzir algumas fruteiras como mangueiras, laranjeiras e pessegueiros. Os produtos obtidos serão vendidos nos mercados locais, e as receitas vão pagar despesas dos estabelecimentos.

As escolas envolvidas na produção agropecuária no distrito dividiram as áreas agrícolas pelas diversas culturas, nomeadamente, milho, amendoim, girassol, feijão, tomate, repolho e couve, sendo que uma parte serve para alimentar os centros internatos dos respetivos estabelecimentos.

Noutra avaliação, Mondlane afirmou que há um empenho maior dos alunos, acompanhados pelos respetivos professores na produção agrícola. Tal, estimulará as iniciativas de empreendedorismo entre as escolas pois há competição no aumento dos níveis de produção.

O dirigente de Tsangano referiu também que outras 29 hortas foram abertas este ano. Entretanto, nos últimos dois anos, o programa registou um decréscimo devido a invasão às áreas produtivas por animais domésticos das comunidades locais. Situação que obrigou ao Governo local a reunir com as comunidades para a sua sensibilização sobre a importância do programa na educação das crianças.

Adiantou ainda que o Governo do Distrito definiu que até finais do presente ano um total de 50 das 83 escolas que constituem a rede escolar do distrito, disponibilizam campos de produção agrícola escolar para o reforço da capacidade económica e financeira da Escola e minimizar as dificuldades que os estabelecimentos de ensino enfrentam.

Esta iniciativa de produção agrícola por alunos de escolas primárias e secundárias é um passo em direção à sustentabilidade, à segurança alimentar, a uma melhoria educacional e ao desenvolvimento local e nacional.  

Mais informações: http://www.masa.gov.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=379:2017-05-04-12-17-05&catid=56:felix-categoria&Itemid=108

Foto: Remi Kahane