FAO in Portugal

Associação Portuguesa dos Nutricionistas realiza o XVI Congresso de Nutrição e Alimentação em Lisboa

08/05/2017

Lisboa – Durante os dias 4 e 5 de maio, realizou-se o XVI Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, no Centro de Congressos de Lisboa.

Com o tema principal "Sustentabilidade Alimentar: desafios", o Congresso de dois dias visou o debate de assuntos promotores de reflexão sobre os principais pilares da sustentabilidade alimentar, com a discussão de temas como dietas saudáveis e sustentabilidade, valorização de subprodutos no setor agroalimentar, políticas alimentares em saúde, sustentabilidade de unidades de restauração coletiva, desperdício alimentar e sustentabilidade na produção e na distribuição de alimentos. O programa incluiu ainda a discussão de assuntos como macronutrientes e composição corporal, alimentação e adaptação do treino, suplementação nutricional, alimentação na gravidez e na programação fetal, ferramentas do inquérito alimentar nacional e de atividade física, alergias e intolerâncias alimentares, modulação da microbiota pela dieta e risco de cancro, normas de orientação clínica, nutrição personalizada e obesidade e sustentabilidade.

Este ano o Congresso incluiu no programa quatro Workshops onde houve espaço para uma interação entre os palestrantes e participantes, que incluíram os temas de suplementação de micronutrientes, normas de orientação clínicas e profissionais, ferramentas do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física e dificuldades da sustentabilidade de projetos na área da alimentação e nutrição nas Autarquias.

Os profissionais da área da alimentação e da nutrição assumem um papel importante no desafio de pensar a alimentação de forma sustentável, permitindo responder às necessidades do presente, sem comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. O congresso de Nutrição e Alimentação revela-se um evento científico na área da nutrição e alimentação importante para a reflexão de temas emergentes e para a inovação e mobilização necessárias para um futuro mais saudável.

A XVI edição do Congresso contou com a presença de mais de 1500 participantes, entre os quais nutricionistas, investigadores, médicos, enfermeiros, estudantes e outros profissionais da áreas da saúde e agroalimentar.