FAO in Portugal

Congresso da CONTAG aponta rumos para momento desafiador que vive o Brasil

10/05/2017

Lisboa - Entre os dias 13 e 17 de março de 2017, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, teve lugar o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR). O Congresso foi resumido na unidade, diálogo, efetivação da igualdade e fortalecimento da luta. Avaliou-se as ações da atual Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) aprovando as resoluções que deverão ser implementadas pela Gestão 2017-2021.

O presidente eleito Aristides Santos, atual secretário de Finanças e Administração da CONTAG, destacou as prioridades para os próximos quatro anos. “Vamos trabalhar fortemente a unidade do nosso movimento e incentivar que as Federações e Sindicatos mantenham relação com alguma central sindical, de preferência progressista, para unificar a luta. Vamos continuar combatendo a retirada de direitos da classe trabalhadora e vamos tentar restabelecer a nossa democracia elegendo democraticamente um governo popular em 2018. Internamente, vamos trabalhar para implementar as resoluções aprovadas no nosso congresso, inclusive cumprindo a cota de jovens, participação da terceira idade e a igualdade entre homens e mulheres nos cargos do Movimento Sindical”.

Além disso, com o principal objetivo de apropriar-se da conjuntura política e económica do Brasil, especialmente da perspectiva dos(as) trabalhadores(as) rurais, agricultores(as) familiares e camponeses(as), bem como participarem na estratégia de articulação internacional da CONTAG, integrantes de movimentos da Argentina, Chile, El Salvador, Peru e Uruguai.

A CONTAG existe há 53 anos e luta por obter melhores condições de vida e trabaho para os trabalhadores rurais no Brasil, e contam com o apoio de 4.000 Sindicatos de Trabalhadores Rurais e 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura filiadas.