FAO in Portugal

FAO lança Plataforma de Conhecimentos sobre Agroecologia

09/06/2017

Lisboa - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou uma Plataforma de Conhecimentos sobre Agroecologia. Esta Plataforma tem como objetivo conservar e promover toda a informação e a troca de experiências da FAO e organizações associadas sobre esta temática.

A agroecologia baseia-se na aplicação de conceitos e princípios ecológicos com o objetivo de otimizar as interações entre os seres humanos e o ambiente tendo em conta os aspetos sociais que devem ser abordados para o alcance de um sistema alimentar justo e sustentável. Mediante a criação de sinergias, a agroecologia pode apoiar a produção de alimentos e a segurança alimentar e nutricional ao mesmo tempo em que preserva o ecossistema e a biodiversidade, podendo também assumir uma importante função no desenvolvimento da resiliência e da adaptação às mudanças climáticas.

A partir de uma perspetiva integradora, os sistemas de produção agroecológica podem trazer uma contribuição positiva para a erradicação da fome e da pobreza extrema, pois têm em consideração os modos de produção local, o reconhecimento e a inclusão social das comunidades tradicionais e dos grupos em situação de vulnerabilidade. Experiências agrogeológicas podem ser encontradas em todas as regiões do mundo. Em muitos países de América Latina e da Europa foram criadas políticas agroecológicas, e outros órgãos internacionais, como o Comité de Segurança Alimentar Mundial, desenvolveram planos focados na agroecologia. A agroecologia é também um tema de destaque na Declaração de Díli resultante da reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional CPLP (CONSAN-CPLP) de 2015.

A FAO continua a colaborar com os países para aproveitar os benefícios da agroecologia através do fortalecimento da base de dados empíricos e da escolha e intercâmbio de exemplos sobre políticas, estratégias e casos de sucesso. Um dos exemplos identificados na Plataforma é a parceria da Action Aid com organizações estratégicas no Sul e no Nordeste de Moçambique para a promoção de uma iniciativa de apoio à aprendizagem coletiva sobre como elaborar e implementar sistemas de produção sustentáveis.

Saiba mais sobre a experiência Moçambicana em: http://www.fao.org/agroecology/database/detail/es/c/882857/

Mais informações sobre a Plataforma de Conhecimentos em:http://www.fao.org/agroecology/es

Foto: ©FAO/Swiatoslaw Wojtkowiak

Legenda da foto: Agroecologia em CEP (Escola de Campo Agrícola), observam o estado das plantas à procura de pestes e infeções