FAO in Portugal

Apelo mundial para tolerância zero no desperdício alimentar

25/09/2017

Nova Iorque - O Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, apelou ao mundo para adotar uma política de tolerância zero no combate ao desperdício alimentar. Este apelo foi feito durante um evento de Alto-Nível na 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas que se focou no combate ao desperdício alimentar como uma caminho para atingir o Objetivo 2 do Desenvolvimento Sustentável: Fome Zero.

Todos os anos, um terço dos alimentos produzido para consumo humano é desperdiçado. Essa perda ocorre em toda a cadeia de abastecimento, deste a produção até ao consumo. Para além da perda dos alimentos, representa um desperdício de mão-de-obra, recursos naturais e outros. Se o desperdício alimentar fosse um país, seria o terceiro maior emissor nacional de gases de efeito de estuda.

Assim, Graziano da Silva juntamente com Gilbert Houngbo, presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), David Beasley, Diretor Executivo do Programa Mundial de Alimentos (WFP), Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro das Mudanças Climáticas e do Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Josefa Correia Sacko, Comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana, bem como representantes dos governos da Alemanha, Países Baixos e Angola, pediram uma maior cooperação entre os governos, empresas, parceiros de desenvolvimento, grupos de agricultores e outros para resolver o problema.

Dos 815 milhões de pessoas com fome no mundo, a maioria vive em áreas rurais de países em desenvolvimento e são agricultores familiares, pastores ou pescadores. Têm pouco acesso aos meios modernos de desperdícios de alimentos e, muitas vezes, os sistemas alimentares locais estão sujeitos a lacunas no manuseio, transporte, processamento e refrigeração pós-colheita.

Ao reduzir a perda e o desperdício ao longo da cadeia de valor alimentar, os sistemas alimentares saudáveis ​​podem contribuir para promover a adaptação e mitigação do clima, a preservação dos recursos naturais e o reforço dos meios de subsistência rurais.

Veja a noticia original e completa (em ingles) em: http://www.fao.org/news/story/en/item/1038090/icode/

Foto: ©FAO/Asim Hafeez

Legenda: Alterar a forma como os tomates são embalados poderá ajudar na redução do desperdício durante a fase de transporte.