FAO in Portugal

Governo apresenta Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

10/11/2017

Lisboa - No passado dia 8 de novembro em Lisboa, foi apresentada pelo Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA) e o respetivo Plano de Ação. Neste evento estiveram presentes o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e o Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

A Estratégia Nacional, que tem como visão "Desperdício alimentar zero: Produção sustentável para um consumo responsável" integra 3 objetivos estratégicos, Prevenir, Reduzir e Monitorizar. No respetivo Plano de Ação estão definidas 14 medidas direcionadas para o combate ao desperdício alimentar desenvolvidas a partir do trabalho das várias entidades que compõem a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), sendo elas os representantes da administração pública de 10 áreas de governação diferentes, dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira, da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A missão da CNCDA passa por "Combater o desperdício alimentar, uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor".

Entre as medidas para combater o desperdício alimentar está a implementação de uma plataforma eletrónica colaborativa, que permita identificar disponibilidades por tipo de géneros alimentícios, facilitando assim a doação, para estar em funcionamento em 2019, com um projeto-piloto até outubro de 2018.

Outras medidas incluem o desenvolvimento e promoção de ações de sensibilização junto do consumidor e da população em idade escolar e ações de formação específicas para diferentes segmentos da cadeia, a divulgação de guidelines de orientação de segurança alimentar com vista ao combate ao desperdício, a promoção de locais específicos para venda de produtos alimentares em risco de desperdício e o desenvolvimento de projetos piloto na área da saúde e nutrição.

A criação de um selo distintivo ou logotipo que visa distinguir  as organizações ou estruturas que adiram voluntariamente a um código de conduta e valores da ENCDA e de um Prémio de Excelência anual para incentivar os operadores da cadeia agroalimentar, no sentido de desenvolver iniciativas pioneiras e criativas no combate ao desperdício, são ainda medidas da estratégia.

Foto de: ©Manzer Partazer