FAO in Portugal

Reunião de Alto-Nível sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável na CPLP

Cerimónia de Assinatura da Carta de Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian
09/02/2018

Decorreu entre os dias 5 a 7 de fevereiro de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Reunião de Alto-Nível sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável na CPLP, organizada pelo Governo Português e pelo Secretariado Executivo da CPLP com apoio da FAO.

Ao longo dos três dias foram debatidas múltiplas vertentes do tema da valorização da agricultura familiar, com o objetivo de mobilizar todos os atores relevantes para a implementação das Diretrizes de Apoio e Promoção da Agricultura Familiar na CPLP, promovendo o reconhecimento dos agricultores em cada contexto nacional, o desenvolvimento de políticas e programas intersectoriais adequados e o seu acesso a mercados inclusivos. O encontro representou ainda uma oportunidade para troca de experiências com outras regiões do mundo no contexto da preparação das atividades para a Década da Agricultura Familiar, aprovada na 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017.

A Reunião de Alto-Nível sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável na CPLP terminou com a Cerimónia de Assinatura da Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar, no dia 7 de fevereiro. A Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar representa um compromisso que envolve os Governos dos países lusófonos, a CPLP e a FAO e tem como objetivo principal reconhecer a importância da agricultura familiar e reforçar o compromisso dos Estados da CPLP com a implementação de políticas e de estratégias que promovam este sector tão importante.

Estiveram presentes em Lisboa, cerca de 300 participantes, incluindo José Graziano da Silva, Diretor-Geral da FAO, Paolo Silveri, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), representantes de 17 milhões de agricultores familiares e de 500 organizações da sociedade civil, representantes do setor agroindustrial, do ensino superior e das entidades ligadas à investigação e delegações dos países da CPLP e de diversas instituições internacionais.

Foto: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal