FAO in Portugal

Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis

26/06/2019

A alimentação está no centro do debate sobre a sustentabilidade no mundo. Não será possível alcançar a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fornecer uma alimentação saudável à população mundial sem ter em conta os recursos naturais do planeta. O sistema alimentar mundial precisa, assim, de uma urgente transição. Esta afirma-se no sentido da promoção ativa de sistemas alimentares territoriais baseados na agricultura familiar, em modos de produção sustentáveis que promovam a biodiversidade, os conhecimentos tradicionais e as dietas saudáveis. Esta mudança é tanto mais urgente quanto mais se acentuam os impactos das alterações climáticas. 

Diante deste contexto e com o objetivo global de contribuir para o desenho de um programa e plano de ação coordenados para a promoção de sistemas alimentares mais sustentáveis na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, decorrerá entre 17 e 21 de julho de 2019, em Portugal, no Município de Idanha-a-Nova, oFórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS). O programa do Fórum está disponível no site www.fisas.org, onde também poderá ser feito a inscrição gratuitamente.

O FISAS surge como resposta política capaz de articular de forma coerente diversos atores e iniciativas para a promoção da transição para sistemas alimentares sustentáveis a nível territorial na CPLP. O Fórum será um espaço plural, abrigando um o Seminário Internacional Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial; o Congresso Internacional das Bio-regiões; o Fórum Mundial de Inovação Rural; a Oficina Políticas Públicas Locais para a Sustentabilidade Alimentar; além de intercâmbios de conhecimento, visitas de campo e exposição de boas práticas.

 O objetivo do FISAS é produzir conhecimento e recomendações políticas para a construção de uma abordagem coordenada para a promoção de sistemas alimentares e dietas sustentáveis no quadro da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, da Década da Agricultura Familiar e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Compreendendo as especificidades de cada território, as discussões do Fórum serão conduzidas no sentido de possibilitar a apropriação e adaptação desta metodologia em distintos contextos territoriais. Para o efeito, serão envolvidos diversos Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e participantes da Itália, Espanha, China e Uruguai.

O tema da Agroecologia é central no Fórum. Embora em Portugal o debate sobre esta questão se refira frequentemente à Agroecologia como equivalente a “agricultura biológica”, o seu significado real é substancialmente mais amplo. A Agroecologia não é apenas um modo de produção e engloba a agricultura biológica, mas visa, além da promoção de modos de produção mais sustentáveis, o fortalecimento da agricultura familiar e a realização do direito humano à alimentação adequada no meio rural e urbano.

O evento tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e é organizado conjuntamente pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, o Secretariado Executivo da CPLP, o Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja, a ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento e a Rede Internacional das Bio-Regiões.