FAO in Portugal

Representante da FAO apresenta conferência na Casa da Cultura Lívio de Morais

03/02/2016

Lisboa – Realizou-se no passado dia 31 de janeiro, na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Sintra, uma palestra subordinada ao tema “Agricultura e Alimentação” ministrada pelo Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia.

Esta palestra inseria-se no programa que a Câmara Municipal de Sintra concebeu para o presente ano, na Casa da Cultura que leva o nome do conceituado artista plástico moçambicano Lívio de Morais, e que inclui um conjunto de conferências de periodicidade mensal, onde se procurará abordar e debater variadas temáticas que visam sobretudo a partilha do conhecimento entre os interlocutores, a comunidade local e a sociedade em geral.

A conferência de Hélder Muteia foi a primeira deste ciclo, tendo abordado os maiores desafios que a humanidade enfrenta relativamente aos sistemas alimentares. Destacou particularmente as questões relacionadas com o aumento da procura de alimentos, os novos hábitos alimentares, os fenómenos naturais, a volatilidade de preços, as ameaças climáticas, os mercados, as guerras e os desastre naturais.

Apresentou ainda as estatísticas chocantes da prevalência da fome e desnutrição no mundo: 795 milhões de pessoas passam fome, das quais 100 milhões são crianças com baixo peso, 2 mil milhões de pessoas sofrem deficiências de micronutrientes e 2,5 milhões de crianças morrem anualmente de fome e de complicações relacionadas com a má nutrição.

Como recomendação, chamou a atenção para a necessidade de adoção de novos paradigmas, e exploração de novas fronteiras que a tecnologia pode oferecer do ponto de vista da agricultura sustentável. Apontou ainda a agricultura de precisão, a fertilização de solos por métodos biológicos e a biotecnologia no sentido mais lato, como possíveis caminhos a explorar.

 O evento terminou com um aceso debate e troca de ideias entre o palestrante e o público que assistiu à sessão.