FAO in Portugal

FAO e Movimento Zero Desperdício discutem colaboração em 2016

05/02/2016

Lisboa - Teve lugar, no passado dia 27 de janeiro, uma reunião entre o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia e a Assistente de Informação, Ana Muller com uma equipa do Movimento Zero Desperdício (MZD) constituída por António Costa Pereira, Presidente do MZD, e Guilhermina Teixeira, da Direção do MZD, com o objetivo de discutir novas formas de colaboração para o ano de 2016.

Nesta reunião, que se realizou nos Escritórios da FAO em Portugal e junto da CPLP, foram referidos os planos do Movimento Zero Desperdício para o novo ano, que foi declarado pela Assembleia da Republica Portuguesa como sendo o Ano do Combate ao Desperdício Alimentar.

O MZD também manifestou o interesse em partilhar o seu modelo e experiências com outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e apoiar o estabelecimento de iniciativas semelhantes nos mesmos. Nesse sentido, foi solicitado ao Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP apoio na facilitação de contactos com potenciais parceiros a nível da CPLP, nomeadamente através dos escritórios da FAO nesses países.

O Movimento Zero Desperdício trabalha no âmbito do combate ao desperdício alimentar, aproveitando bens alimentares que eram antes desaproveitados, pelos mais diversos motivos, e fazendo-a chegar a pessoas que carecem de alimentos.

Desta forma a reunião serviu para promover a colaboração entres estas duas entidades com interesses comuns de forma a unir esforços no que diz respeito a um dos principais desafios atuais da alimentação no mundo.