FAO in Portugal

No Dia Internacional das Florestas, a FAO lança novo programa sobre florestas e água

21/03/2016

Oito países da Africa Ocidental exploram formas de promover a contribuição das florestas para a segurança da água

21 de março de 2016, Roma – A FAO lançou hoje um novo programa destinado a reforçar o papel crucial das florestas na melhoria da qualidade e abastecimento da água, por ocasião do Dia Internacional das Florestas das Nações Unidas.

O programa, que incide especificamente sobre a interligação entre florestas e água, vai começar por observar as formas de melhorar a segurança da água em oito países da África Ocidental: Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal e Serra Leoa. A agência vai trabalhar com as comunidades locais para sensibilizá-las para as interações entre as florestas e a água, e ajudá-las a integrar a gestão florestal nas suas práticas agrícolas para melhorar o abastecimento de água.

A FAO está a aproveitar a celebração do Dia Internacional das Florestas deste ano para chamar a atenção sobre como as florestas podem contribuir para melhorar a disponibilidade de água, especialmente em países que enfrentam a escassez deste precioso recurso, que se está a tornar cada vez mais importante face às alterações climáticas.

"Os desafios são muitos, mas o objetivo é muito claro: garantir a gestão sustentável dos recursos florestais e hídricos no planeta", disse o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, na sua intervenção na cerimónia do Dia Internacional das Florestas em Roma.

"Promover a reflorestação e evitar a perda das florestas vai exigir um aumento significativo de fundos e financiamento, inclusive fundos privados e investidores tradicionais, nos próximos anos."

"A FAO está comprometida em fornecer uma plataforma neutra para as negociações e diálogo, de forma a encorajar uma maior interação entre todos os grupos de trabalho para alcançar florestas geridas de forma sustentável", acrescentou.

 

Foto: ©FAO/Rosetta Messori