FAO in Portugal

Ação de sensibilização sobre leguminosas junta estudantes e educadores

15/04/2016

Lisboa – No passado dia 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, decorreu uma ação de sensibilização sobre o Ano Internacional das Leguminosas no Refeitório I da Universidade de Lisboa, na qual foram servidas cerca de 1500 refeições com base em leguminosas para estudantes, professores, funcionários e demais utentes.

Este evento contou com a participação de Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, o Professor Doutor José Sousa Dias, Diretor do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, José Francisco Rodrigues, Vice-Coordenador do Comité Matemática do Planeta Terra da UNESCO e a atriz Anabela Teixeira que participou no serviço de refeições durante o período de almoço e, se associou à iniciativa como forma de contribuir para uma alimentação saudável entre os estudantes.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito da parceria recentemente acordada para a celebração do Ano Internacional das Leguminosas em Portugal, tendo como principal objectivo sensibilizar a comunidade sobre os benefícios nutricionais das leguminosas para saúde e, incentivar os cidadãos a fazer uma escolha mais consciente dos alimentos.

Como tem vindo a ser referido, as leguminosas secas são uma excelente fonte de proteína e fibra alimentar, o que é particularmente importante para a saúde humana. Apresentam um baixo índice glicémico e um teor reduzido de gorduras, não contêm colesterol nem glúten e, são ricas em ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B. Os compostos bioativos que as constituem podem ajudar na prevenção e no combate às doenças crónicas como a obesidade, cancro, diabetes e doenças coronárias.

A ação decorreu também em parceria com os Serviços de Apoio Social da Universidade Lisboa e visou, em simultâneo, a celebração do Dia Mundial da Saúde através da promoção de uma alimentação saudável.