FAO in Portugal

III Encontro Agro-ecológico de Coimbra debate sustentabilidade

26/04/2016

Lisboa - O evento ocorreu em Coimbra, a 22 de Abril, como resultado de uma iniciativa conjunta da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), e a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO), contando com a participação de estudantes, professores, e profissionais do sector agro-alimentar, com a representação de agricultores, técnicos de ONGs, e outras entidades da sociedade civil.

O seminário encontrava-se dividido em 5 painéis distintos com as seguintes denominações, Ano Internacional das Leguminosas; Estratégias para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica em Portugal; Agro-pecuária Biológica; A Política Agrícola Comum; e as Inovações de Mercado, Emprego e Empreendedorismo em Agricultura Biológica.

O representante da FAO Portugal e junto da CPLP foi convidado a fazer uma apresentação sobre “Os Sistemas Alimentares Modernos e a Agricultura Biológica“, tendo realçado alguns dos mais importantes desafios, entre os quais, a demografia, a fome mundial, a globalização, as mudanças climáticas, a volatilidade de preços e a urbanização.

O seminário contou também com outras individualidades da academia e da sociedade civil, na condição de palestrantes, tais como, Humberto Vitorino, Rui Amaro, Jaime Ferreira, Ana Maria Barata, Paulo Martinho, Elisabete Guicho, Rui Diniz, entre outros.

Uma das mensagens que mais vezes foi mencionada ao longo do seminário é a necessidade de envolver todos os actores dos sistemas agrários, particularmente, os agricultores que necessitam de formação, oportunidades de crédito e melhoria das condições de acesso ao mercado.