FAO in Portugal

Dia da Responsabilidade Social destaca o Desperdício Alimentar

06/05/2016

Lisboa - O Instituto Superior Técnico de Lisboa realizou, no campus do Taguspark, um seminário sobre o desperdício alimentar, no âmbito da comemoração anual do Dia da Responsabilidade Social.

Esta palestra contou com a presença de várias entidades, entre as quais a Re-food Oeiras e a FAO Portugal, tendo esta iniciativa sido aliada à divulgação do projecto da Re-food, que tem como base o combate ao desperdicio alimentar e a irradiação da fome a nível comunitário.

Esta palestra contou com a participação de Hunter Halder, do movimento Re-food, Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e Junto da CPLP, Teresa Almeida, do Portugal em forma, Gonçalo Guerra, da Eurest, entre outros participantes.

Hunter Halder, falou do movimento Re-food, apresentando este seu projecto que se encontra em grande crescimento e com um peso considerável na sociedade portuguesa actual. Hélder Muteia, focou a sua apresentação nas problemáticas associadas ao desperdício alimentar como as alterações climáticas. Salientando que ‘os níveis actuais do desperdício alimentar não dignificam a cumunidade, quando há 900 milhões de pessoas sem o que comer’.

A participação de Teresa Almeida foi numa vertente mais didática com soluções para a utilização de sobras. Enquanto que Gonçalo Guerra apresentou o projecto que se encontra a ser desenvolvido pela Eurest no combate ao desperdício alimentar.

A sessão foi seguida por um debate em que a audiência colocou várias questões, bem como contribuições pertinentes para o combate ao desperdício em todas as etapas da cadeia de valor dos alimentos em Portugal.