FAO in Portugal

O conceito “One Health” motiva parceria

12/09/2016

Lisboa – No passado dia 29 de agosto, o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, recebeu nos escritórios da CPLP, em Lisboa, a Professora Auxiliar Epidemiologia, Saúde Pública Veterinária da Universidade de Évora, Manuela Vilhena.

Este encontro teve como propósito apresentar a proposta para a criação de um Mestrado em “Uma saúde” (One Health) que será submetido na próxima candidatura Erasmus Plus em Março 2017, para a qual a Universidade pretende estabelecer uma parceira com a FAO Portugal/CPLP.

O conceito “Uma Saúde” representa uma visão holística que aborda desafios complexos e reconhece as ligações existentes entre a saúde humana, sanidade animal e o meio ambiente. Apesar de não ser um conceito recente, a sua denominação surgiu há relativamente poucos anos, como resposta à necessidade de adotar novas políticas de gestão em saúde que possam responder de forma mais dinâmica e eficaz à nova realidade social que emergiu a nível mundial.

Este Mestrado pretende responder à necessidade de formar pessoas que, de algum modo, intervenham a nível local nas áreas da saúde humana, sanidade animal e no ambiente e que permitam criar os alicerces necessários à construção de uma saúde sustentável.

Foram ainda discutidos alguns eventos e seminários que a Universidade de Évora para este ano e que contarão com a participação da FAO.