FAO in Portugal

XIII Encontro de Química dos Alimentos

27/09/2016

Lisboa – De 14 a 16 de setembro realizou-se, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, o XIII Encontro de Química dos Alimentos subordinado ao tema "Disponibilidade, valorização e inovação - uma abordagem multidimensional dos alimentos". Este congresso contou com a organização da Sociedade Portuguesa de Química, a qual convidou o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia a participar enquanto orador do primeiro painel.

O objetivo principal do Encontro consistiu em fomentar uma discussão informada sobre os mais recentes temas relacionados com a área alimentar. Para a concretização deste objetivo revelou-se de extrema importância o painel de oradores reunido que permitiu o debate sobre as três dimensões dos alimentos a que o próprio congresso se propôs – a disponibilidade, a valorização e a inovação.

Neste sentido, e contando com a presença de investigadores e professores académicos, de centros de investigação e indústria, para além de individualidades internacionais de renome na temática, foram discutidos os temas “Biodiversidade e disponibilidade alimentar”, “Valorização de alimentos e de subprodutos” e “Inovação e Interação com a Indústria”, que evidenciaram a preocupação com a sustentabilidade económica, ambiental e social do direito à alimentação.

Hélder Muteia participou neste Encontro apresentando os “Novos desafios dos sistemas alimentares”. Com uma apresentação inovadora e adequada à atualidade dos sistemas alimentares modernos, o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP demonstrou a sua preocupação com os vários de desafios que os novos sistemas comportam – sociodemográficos, económicos, nutricionais, agroambientais e conjunturais.

Com os olhos postos no futuro, Hélder Muteia relembrou que, perante os desafios mencionados e face a uma crescente falta de alimentos, a realidade futura poderá vir a exigir novos paradigmas como a agricultura sustentável e sistémica, o mapeamento de possibilidades e oportunidades, o cultivo de desertos, a aquacultura ou a necessidade de investir no desenvolvimento de superalimentos.