FAO in Portugal

Ciclo de Criatividade e de Inovação Empresarial em Serpa

10/10/2016

Lisboa – De dia 24 a 25 de Setembro decorreu, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa, o Ciclo de Criatividade e de Inovação empresarial. A convite da Câmara Municipal de Serpa a delegação da FAO Portugal marcou presença no evento.

O Ciclo de Criatividade e de Inovação Empresarial consiste numa iniciativa que pretende  fomentar intercâmbios de ideias, de experiências e de novas soluções para os produtos e para as empresas, com vista a atingir novos mercados.

No dia 24 a organização brindou o público com uma agenda dinâmica. Pela manhã foi aberto o “mercado de produtores” com produtos locais de alta qualidade. Entre eles estavam deliciosas compotas e mel, azeite, legumes e frutas. Posteriormente teve lugar o Workshop “Terra, Alimentação e Sustentabilidade”. Ao último seguiu-se o I Encontro de Produtores de Agricultura Biológica da margem esquerda do Guadiana.

O Workshop mencionado contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Serpa, Engenheiro Tomé Pires, na sessão de abertura. Para além de outros oradores, Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, partilhou o seu conhecimento com o público através de uma apresentação sobre “Os novos desafios da agricultura sustentável”. Perante as novas dinâmicas dos fatores sociodemográficos, agroambientais, económicos, nutricionais e conjunturais os sistemas alimentares têm vindo a sofrer alterações preocupantes. Neste sentido, Hélder Muteia sugere que a aposta na agricultura sustentável é um dos possíveis caminhos a seguir no futuro. Este tipo de agricultura comporta diversos benefícios e possibilidades, entre elas, a agroecologia, a agricultura biológica e a permacultura.

O evento em questão encerrou no dia 25, dia no qual o mercado de produtores esteve novamente aberto. O sucesso da iniciativa foi notório e é com interesse que a FAO Portugal aguarda um novo Ciclo de Criatividade e de Inovação Empresarial.

Ao longo do presente ano foi igualmente possível assistir a mais três Ciclos de Criatividade e de Inovação Empresarial – em 16 de janeiro, 9 de abril e 25 de junho. Os mesmos assemelham-se a um roteiro de excelência pelos pontos mais fortes do nosso país: o mel e as plantas aromáticas e medicinais, o vinho e o turismo, o azeite e Agricultura em modo de produção biológico, e finalmente, o tema do ciclo de setembro,“A mesma terra diferentes usos e vários produtos”.