FAO in Portugal

Apresentação da Campanha Nacional contra o desperdício alimentar “Vai onde sobra, leva onde faz falta”

14/10/2016

Lisboa - No dia 13 de Outubro realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação da campanha nacional contra o desperdício alimentar intitulada “Vai onde sobra, leva onde faz falta” por parte do Comissariado de Combate ao Desperdício Alimentar.

Um dos principais objetivos desta campanha é sensibilizar a sociedade civil para o tema do desperdício alimentar e aumentar o número de voluntários que, juntamente com as instituições colaborantes, constituem uma rede de recolha e distribuição de alimentos que engloba todo o município de Lisboa.

Na apresentação do projeto estiveram o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o Comissário Municipal do Combate ao Desperdício Alimentar, João Gonçalves Pereira, o Vereador do Departamento dos Direitos Sociais, João Afonso, representantes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), assim como, diversas instituições e organismos da cidade que colaboram contra o desperdício alimentar, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Exército de Salvação, a Comunidade Vida e Paz, a Refood, o Banco Alimentar e a Organização das Nações Unidades para a Alimentação e Agricultura, através do seu representante em Portugal e Junto à CPLP, Hélder Muteia.

Hélder Muteia reiterou a importância que a criação e implementação deste projeto teve na cidade de Lisboa e que pode vir a ter noutras cidades e a nível internacional se for alargado.

O Comissariado de Combate ao Desperdício Alimentar foi criado em 2014 e agrega cerca de cem entidades, constituindo um projeto pioneiro a nível mundial que tem como objetivo a constituição de uma rede alimentar solidária que chegue às famílias de todas as freguesias de Lisboa. No ano de 2015, a rede alimentar foi responsável pela distribuição de mais de dois milhões de refeições gratuitas a famílias na cidade de Lisboa.

A campanha vai ser lançada a nível nacional no dia 15 de Outubro, véspera do Dia Mundial da Alimentação, em vários suportes, contando com o apoio e colaboração das personalidades Ana Moura, Cláudia Vieira, Éder, Júlio Isidro, Lourenço Ortigão e António Vitorino de Almeida.