FAO in Portugal

Parceria entre a FAO e Tonga reforçada em Londres

19/10/2016

Lisboa – No passado dia 3 de Outubro Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e Junto da CPLP, encontrou-se com o Alto-comissário de Tonga, Sione Tupou Sonata, em Londres.

A cooperação entre a FAO e Tonga já conta com longos anos. O país tornou-se membro da organização em 1981 e as mais de 3 décadas de cooperação têm vindo a focar-se no fortalecimento de capacidades de elaboração e planeamento de políticas, no apoio ao agronegócio e na construção de resiliência agrícola aos efeitos das alterações climáticas.

Contudo, a ajuda da FAO em Tonga contínua pertinente. Tonga é um país formado pela união de 177 ilhas com o mesmo nome, tendo uma área de 747 km² e com uma população de 105.323 pessoas. Esta é uma população altamente instruída mas bastante vulnerável aos choques económicos internacionais devido à sua distância da maioria dos países. As oportunidades de emprego escasseiam e a população encontra frequentemente solução na emigração.

Em pior situação encontram-se os tonganeses que vivem nas áreas rurais. Cerca de 70% da população total vive no meio rural e depende da agricultura e/ou da pesca para sobreviver. Existe, portanto, uma falta de fontes alternativas de rendimento. Com uma produção agrícola e pesca destinadas à subsistência e ao alimento para o gado e caraterizada pela baixa produtividade não há lugar para o comércio e a população rural encontra-se fragilizada.

Neste cenário, fica claro o apelo à ajuda da FAO no país. Já em Março, Hélder Muteia visitou o Embaixador de Tonga em Londres e ambos empreenderam esforços no sentido de preparar um plano de prioridades do sector agroalimentar, que apontasse as áreas de intervenção a curto, médio e a longo prazo.

Este plano de prioridades reflete-se no Programa-quadro da FAO para Tonga entre 2013-2017, o qual tem em consideração as situações mais preocupantes no país. Consequentemente, neste documento são evidenciadas 5 áreas prioritárias – (1) Melhorar planos políticos e a legislação; (2) Aumentar a produção agrícola de forma ecológica e sustentável; (3) Melhorar a qualidade e a segurança alimentar; (4) Desenvolver a produção, processamento e estrutura comercial da venda de produtos alimentares; e, (5) Proteger e utilizar a biodiversidade de forma sustentável.

Com este ultimo encontro a parceria entre a FAO e Tonga saiu reforçada e é com esperança que o futuro do país é visto.