FAO in Portugal

Festival das Leguminosas recebido com interesse pelo público

19/10/2016

Lisboa – O Festival do Ano Internacional das Leguminosas, onde foi também celebrado o Dia Mundial da Alimentação, foi visitado por um público vasto e heterogéneo. Várias entidades públicas, privadas e da sociedade civil (universidades, escolas, sociedades científicas, centros de investigação e ONG’s marcaram presença.

Entre os visitantes encontraram-se também membros do Governo português, representantes do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e, não podendo deixar de estar presente, a delegação FAO Portugal.

Na foto, encontram-se António José Monteiro, encarregado da Promoção e Gestão de Ciência do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-UL) e do projeto Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra; José Sousa Dias, Diretor do Museu Nacional de História Natural e da Ciência; Nuno Canada, Presidente do INIAV; Benvindo Maçãs, Diretor da equipa UEIS de Biotecnologia e Recursos Genéticos do INIAV; Gabriel Baguet, jornalista angolano e um dos padrinhos da Campanha “Juntos Contra a Fome da CPLP”; Hélder Muteia, Representante da FAO Portugal e junto da CPLP; Sofia Saro, estagiária na FAO; a atriz Anabela Teixeira, rosto do Ano Internacional das Leguminosas em Portugal; e a restante equipa.

Neste evento estiveram também presentes diversos membros do Governo português, entre eles, Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação. Apesar de obter uma licenciatura em Finanças pelo Instituto Superior de Economia, o progresso da sua carreira, desde 1999, que denota um forte interesse pela Agricultura e Alimentação, ano em que iniciou a sua funções enquanto Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e da Qualidade Alimentar.

Luís Medeiros Vieira visitou o Festival das Leguminosas e distribuiu palavras de apoio pelos expositores por onde passou. A sua mensagem principal consistiu no incentivo à realização de eventos como este para que o público se aperceba da importância das leguminosas e o consumo e a produção nacional destes produtos sejam impulsionados.