FAO in Portugal

FAO Portugal surpreende com expositor inovador no Festival das Leguminosas

31/10/2016

Lisboa - No passado dia 16 de Outubro foi realizado o Festival das Leguminosas. Sendo a FAO Portugal um dos participantes, a presença da nossa delegação era imperativa. Desta experiência guardamos boas recordações de um público interessado e de uma comissão organizadora sem falhas. Agradecimentos especiais devem ser tecidos a António José Monteiro, encarregado da Promoção e Gestão de Ciência do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-UL) e do projeto Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra.

A 68ª Assembleia Geral da ONU declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) foi designada para implementar o AIL 2016 em colaboração com Governos, organizações relevantes, organizações não-governamentais e todos os outros atores relevantes. Neste sentido, a delegação FAO Portugal levou até ao Festival das Leguminosas algumas das mensagens-chave da celebração deste ano.

Para promover o consumo de leguminosas várias atividades foram desenvolvidas no nosso expositor. De forma simples e concisa a informação foi sendo partilhada e confiamos que os visitantes do Jardim Botânico Tropical de Belém no passado dia 16 abandonaram este belo cenário convictos da importância da inclusão de leguminosas nas nossas refeições diárias.

Neste expositor foi possível compreender o que são as leguminosas e ver alguns dos seus exemplares. Desde as lentilhas encarnadas, ao grão-de-bico, e ao feijão encarnado as cores vibrantes das leguminosas funcionaram como um chamariz, convidando o visitante que passava a uma observação mais aproximada.

Uma vez analisada com mais detalhe, seriam encontrados panfletos apelativos com as respetivas formas de cultivo e receitas culinárias para utilizar as ervilhas, as lentilhas, o tremoço e o feijão. Estes foram materiais de sucesso junto dos visitantes, os quais também se deslumbraram com os infográficos expostos. De forma elucidativa estes infográficos davam a conhecer a importância das leguminosas na nossa saúde e alimentação, o seu papel na segurança alimentar e ainda alguns “Factos surpreendentes sobre as leguminosas que talvez não saiba”.

Havia ainda um espaço lúdico para os mais pequenos, os quais podiam observar o crescimento da semente de feijão in loco e, caso desejassem, podiam também levar exemplares de feijão encarnado para sua casa e assim cultivarem estas leguminosas tão ricas e importantes para o nosso bem-estar.