FAO in Portugal

Delegação de Moçambique visita FAO Portugal

22/11/2016

Lisboa – Dia 9 de Novembro a FAO Portugal recebeu a visita de uma delegação de Moçambique composta por indivíduos proeminentes no país. Entre eles, Angelina Langa e Guiomar Fruquia, ambos da Bolsa de Valores de Moçambique, Leonor Muchave, gestora do Institute of Education and Development de Moçambique e, Salomão Budula, integrante do Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI) do Ministério de Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique da delegação da província moçambicana de Gaza.

Esta delegação esteve em Portugal para participar numa atividade de formação sobre o desenvolvimento local, tema que tem vindo a reunir grande atenção em Moçambique. Os mesmos fizeram uma visita à FAO Portugal no sentido de discutir possíveis parceiras e oportunidades de trabalho conjunto, particularmente na área de formação e transferência de tecnologias.

A Bolsa de Valores de Moçambique, da qual Angelina Langa e Guiomar Fruquia fazem parte, tem vindo a crescer no país. A sua missão consiste em promover a captação, mobilização e alocação dos recursos financeiros, de forma eficiente, eficaz e transparente, para satisfazer as necessidades de financiamento dos agentes económicos, promovendo o desenvolvimento sustentável da economia.

Já o CEPRAGRI tem demonstrado empenho na promoção de uma agricultura mais orientada para o mercado e transformação de pequenos agricultores em agricultores de média e grande dimensão. Este Centro funciona como um elemento primordial de ligação entre o Ministério da Agricultura e o sector produtivo empresarial, tendo em vista identificar os problemas de fundo por ele enfrentados, bem como buscar a sua solução junto das restantes direções e instituições, dentro e fora do Ministério.

Nesta visita a delegação moçambicana supracitada reuniu com Hélder Muteia, Representante da FAO Portugal e junto da CPLP, ficando acordado o estabelecimento de novos encontros para discutir detalhes de uma possível colaboração futura.