FAO in Portugal

FAO promove práticas de resiliência para criadores de gado de Maputo e Gaza

05/06/2017

Lisboa - Um dos resultados mais esperados do programa de intervenção e emergência da FAO em Moçambique inclui reduzir a mortalidade do gado em áreas que foram afetadas pelo fenómeno El Niño.

Através deste programa cerca de 20,000 famílias serão beneficiadas em Maputo e Gaza onde a FAO distribuiu enfardadeiras para a produção de feno com o objetivo de alimentar o gado, especialmente em momentos críticos.

Para atingir este objetivo, a FAO treinou 30 pessoas, incluindo criadores e técnicos, que partilharão o conhecimento, adquirido na formação, com as suas comunidades nos distritos de Guijá, Mapai, Mabalane, Magude e Chibuto em ambas as províncias.

Alberto Tsetsane Mabunda, um dos criadores de gado do distrito de Guijá, que beneficiou do treino fornecido pela FAO, disse que passou por momentos difíceis durante a época seca e acredita que “com esta ajuda muitos animais serão salvos”.

Representando o governo de Magude, onde a formação teve lugar, o Diretor dos Serviços para as Atividades-Económicas do Distrito, Joaquim Monteiro, mencionou “esta é uma prática nova que será bem recebida com o apoio dos técnicos para que as comunidades abrangidas possam aprender a produzir feno e fazer melhor uso da sua produção para alimentar os animais em épocas de seca”.

Estima-se que o apoio da FAO possa favorecer 40 000 cabeças de gado nas duas províncias do sul do país.

As ações da FAO em resposta a seca no país também incluíram apoio a área da avicultura, onde a FAO distribuiu material de construção de 15 aviários com capacidade para 1500 galinhas nas mesmas províncias.

Legenda da foto: Produtores pecuários durante a formação

Mais informações em: http://www.fao.org/mozambique/news/detail-events/pt/c/887025/