FAO in Portugal

II Reunião Plenária do CONSAN – CPLP acontece hoje em Santa Maria, Cabo Verde

16/07/2018

Está a decorrer, em Santa Maria, na Ilha do Sal, Cabo Verde, no contexto da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a II Reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP).

Na reunião, participam os representantes dos Estados-membro da CPLP e representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que têm como principal intenção consolidar a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).

O CONSAN-CPLP foi estabelecido como uma plataforma ministerial e multi-atores que reúne governos nacionais, sociedade civil, universidades, setor privado, parlamentares e poder local para a coordenar as ações desenvolvidas na área de Segurança Alimentar e Nutricional e assessorar os Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

No dia 15 de julho, teve lugar um evento para o lançamento da iniciativa regional da CPLP para os Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM). A iniciativa, globalmente promovida pela FAO, reconhece os sistemas agrícolas relevantes, muitos dos quais estão baseados em sistemas e dietas sustentáveis, como é o caso da Região do Barroso, recentemente reconhecida como SIPAM pela FAO.

O Diretor Geral da FAO, Graziano da Silva, declarou que “o aumento da produção de alimentos a qualquer custo não adiantou para erradicar a fome no mundo”, defendendo que é necessário mudar a forma de produzir e de consumir. “A FAO tem se esforçado para isso e saúda a aprovação das Diretrizes para o apoio e promoção da Agricultura Familiar nos Estados-membros da CPLP”. O representante máximo da FAO encorajou ainda a CPLP a elaborar novas diretrizes pela promoção de dietas sustentáveis e em combate à obesidade e às doenças crónicas consequentes da má alimentação

No decorrer desta iniciativa, será assinada a “Declaração de Santa Maria”, que visa reafirmar a vontade política e o compromisso da Comunidade com a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), cujo princípio fundamental assenta no Direito Humano à Alimentação Adequada e contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, reforçando a capacidade de diálogo e alinhamento da CPLP com diferentes parceiros internacionais de desenvolvimento. O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, concluiu sua intervenção afirmando que “é possível erradicar a fome e a pobreza extrema através de políticas públicas, e quepor isso, a presidência de Cabo Verde irá fortalecer o papel do CONSAN”.