FAO in Portugal

FAO visita à Junta de Freguesia dos Olivais

15/09/2014

Lisboa – A equipa da FAO deslocou-se hoje às instalações da Junta de Freguesia dos Olivais (JFO) para um encontro com Cátia Rosas, Vogal para o Ambiente e Espaços Verdes, e Ana Crista, Vogal para a Cultura.

Este encontro teve como objetivo a aproximação entre a FAO e a JFO, e consistiu numa partilha de experiências e de ideias no sentido de procurar pontos de interesse comum para o desenvolvimento de atividades conjuntas no futuro.

Os Olivais são uma das freguesias do município de Lisboa com maior proporção de áreas verdes por habitante e tem um forte interesse pelos temas da sustentabilidade ambiental e da agricultura urbana. Temos como exemplos, o Parque Urbano dos Olivais, utilizado para a produção de árvores para replantação; o Parque Hortícola dos Olivais Poente, que consiste numa zona produtiva dividida em cerca de 31 talhões, e que se destinam a hortas urbanas; o Parque Municipal do Vale do Silêncio, considerado o verdadeiro pulmão dos Olivais com uma extensão de oito hectares; ou o Jardim Maria de Lourdes Sá Teixeira, inaugurado em 16 de setembro de 2013.

Além deste interesse pela conservação e promoção de espaços verdes, a Junta de Freguesia dos Olivais está também a montar uma iniciativa de apadrinhamento de árvores e de cuidadores dos espaços verdes, para o próximo outono, numa perspectiva de envolver a comunidade interessada em participar activamente no embelezamento da sua freguesia.

Localizada na freguesia dos Olivais encontra-se também uma Quinta Pedagógica, da competência e gestão da Câmara Municipal de Lisboa, inaugurada a 16 de Abril de 1996. Este é um projeto que se enquadra nos moldes da educação não formal, um espaço com cerca de 2 hectares, que procura responder às necessidades crescentes de contacto dos cidadãos, residentes em grandes zonas urbanas, como é o caso de Lisboa, com a natureza e com o mundo rural.

No âmbito da educação e sensibilização dos mais jovens está também a planear lançar um projeto de horta escolar numa das escolas da Freguesia.

É portanto, uma Freguesia que dedica grande interesse e investimento ao ambiente, cultura, lazer, segurança e mobilidade além de promover uma forte ligação entre os seus cidadãos e a natureza.