FAO in Portugal

FAO reúne com a Câmara Municipal de Lisboa

03/10/2014

Lisboa – No passado dia 29 de setembro, Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto à CPLP, foi recebido na Câmara Municipal de Lisboa pelos Vereadores Carlos Manuel Castro, da área das Relações Internacionais, Relação com o Munícipe, Segurança e Proteção Civil, João Carlos Afonso, da área dos Direitos Sociais e João Gonçalves Pereira, do CDS-PP.

Esta reunião teve como objetivo aproximar as relações entre o Escritório da FAO em Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa e encontrar áreas de interesse comum para possíveis iniciativas conjuntas a realizar no futuro.

Uma das temáticas comuns de maior importância é a questão do combate ao desperdício alimentar, uma área de forte aposta por parte do Município que se quer afirmar como a primeira capital mundial sem desperdício.  Estão assim previstas uma série de iniciativas e ações no âmbito das quais será possível desenvolver sinergias.

Nomeadamente, foi já assinado em abril deste ano um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação DariAcordar, que promove o movimento Zero Desperdício, e a Fundação Calouste Gulbenkian, que prevê a expansão desse movimento a diversas áreas de intervenção do município e seus principais parceiros.

Neste sentido, a FAO convidou também a Câmara Municipal de Lisboa, a tornar-se parceira da iniciativa SAVE FOOD, à semelhança do que já acontece com outras entidades Portuguesas, como o Movimento Zero Desperdício da Associação DariAcordar e a Fruta Feia. A SAVE FOOD - Iniciativa global para a redução das perdas e do desperdício alimentar, é liderada pela FAO e pela Messe Düsseldorf e procura mobilizar parceiros e partes interessadas como doadores, agências bilaterais e multilaterais, instituições financeiras, empresas do setor privado e organizações da sociedade civil para desenvolver e implementar programas e estratégias de combate ao desperdício alimentar.