FAO in Portugal

DECO debate os desafios da alimentação no futuro

10/10/2014

Lisboa – A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), organizou hoje uma Conferência Internacional de comemoração dos seus 40 anos sob o tema “O Novo Consumidor – tendências para o futuro”, que pretendia constituir um momento de reflexão e debate sobre as tendências de futuro do consumo e os desafios que o consumidor enfrentará em consequência, nomeadamente, da evolução e inovação tecnológica, de padrões de consumo insustentáveis ou dos riscos de exclusão social decorrentes da vulnerabilidade dos consumidores.

Foram reunidos um leque de especialistas internacionais e nacionais para tratar um conjunto de temas tão vastos e variados como os serviços de utilidade pública, a alimentação e a saúde, os direitos digitais e a sustentabilidade, com abordagens globais, nacionais e prospetivas.

Aberta aos consumidores, profissionais, especialistas, administração pública, parceiros, estudantes e todos os atores empenhados na defesa dos consumidores, foram ao longo deste dia organizadas uma série de conferências, palestras e mesas redondas sobre diversos temas.

Um deles foi «Alimentação e saúde» e debateu os desafios de alimentar a humanidade em explosão demográfica, assegurando o acesso a alimentos seguros, de alta qualidade e a preços razoáveis num mercado aberto e transparente.

A primeira conferência no âmbito desta temática abordou a questão de como “Alimentar 9 mil milhões em 2050”, foi moderada por Rosário Salgueiro, Subdiretora de informação da RTP, e teve como oradores Isabel do Carmo, Professora da Faculdade de Medicina de Lisboa, Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP e José Lima e Santos, Professor do Instituto de Agronomia de Lisboa.

Foram assim equacionados os desafios que se colocam à inovação alimentar e que transformações o sector alimentar terá que enfrentar para garantir alimentos saudáveis e sustentáveis para satisfazer as exigências do consumidor.