FAO in Portugal

Lisboa aprova moção sobre a iniciativa Save Food da FAO

17/11/2014

Lisboa - No seguimento do convite do passado mês de outubro que a FAO fez à Câmara Municipal de Lisboa para se tornar parceira da iniciativa SAVE FOOD, foi aprovada no dia 12 de novembro em reunião de Câmara uma moção sobre esta adesão.

“A adesão da Cidade de Lisboa à iniciativa SAVE FOOD e a parceria com a FAO são motivo de regozijo e constituem uma excelente oportunidade para o desenvolvimento e sucesso do Plano Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar”, pode ler-se na moção aprovada.

Como ponto de partida para a definição deste plano, a Câmara de Lisboa lançou já um Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, para o qual o Escritório da FAO em Portugal foi convidado a integrar.

Este Comissariado, que reúne cerca de 70 entidades, entre atores públicos, privados e da sociedade civil que atuam das mais diversas formas no combate ao desperdício alimentar, está encarregue de criar o Plano de Combate ao Desperdício Alimentar.

Este Plano tem por base o trabalho já desenvolvido pela sociedade civil em termos de aproveitamento das sobras de refeições de restaurantes, hotéis e outras entidades para apoiar os mais carenciados, e deverá ser aprovado até ao final do ano para iniciar a implementação já em 2015.

SAVE FOOD - Iniciativa global para a redução das perdas e do desperdício alimentar, é liderada pela FAO e pela Messe Düsseldorf e procura mobilizar parceiros e partes interessadas como doadores, agências bilaterais e multilaterais, instituições financeiras, empresas do setor privado e organizações da sociedade civil para desenvolver e implementar programas e estratégias de combate ao desperdício alimentar.