FAO in Portugal

Ministério da Agricultura e do Mar cria Selo de reconhecimento do combate ao desperdício

06/05/2015

Lisboa - No seguimento do compromisso contra o desperdício alimentar assinado por ocasião do Dia Mundial da Alimentação em 2014, é agora lançado o Selo de reconhecimento de ações realizadas neste sentido, tendo sido a iniciativa oficialmente lançada na passada segunda-feira, dia 4 de maio.

A execução do documento assinado, "Desperdício Alimentar - Um compromisso de todos!”, envolve um conjunto de parceiros públicos e privados no combate ao desperdício alimentar, sociedade civil e parceiros da cadeia alimentar, dinamizando diversas iniciativas.

O lançamento do selo, promovido pelo Ministério da Agricultura e do Mar, através da Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, contou com a participação da Casa Civil da Presidência da República.

Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, foi convidado a integrar o júri que irá atribuir esta distinção, juntamente com o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, e respetivos representantes da Associação Nacional de Municípios Portugueses, União das Misericórdias e Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA).

O Selo tem a designação de PRA-TØ – Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar Zero e tem periodicidade anual. Pretende distinguir projetos em cinco áreas distintas, sendo elas Iniciativa de Mobilização, Melhores Práticas, Voluntariado, Receita das Sobras e Comunidade Alimentar Sustentável, estando abertas as candidaturas no período de 1 de Maio a 10 de Junho, que serão posteriormente analisadas e a distinção será entregue em Julho.

Podem candidatar-se à atribuição do selo entidades do sector público e privado com e sem fins lucrativos, mas também pessoas a título individual, sendo pressuposto da candidatura o desenvolvimento de boas práticas em responsabilidade social.

No decorrer da cerimónia de lançamento intervieram João Sebastião, Diretor Geral da GCI, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora e Susana Amador, Vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses. O encerramento ficou a cargo de Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, que mencionou o papel da FAO no âmbito desta temática e salientou a importância de uma estratégia de combate ao desperdício assente na sustentabilidade a vários níveis.

Encontram-se já em preparação outras atividades como a elaboração de códigos de boas práticas, construção da Plataforma Nacional de Combate ao desperdício Alimentar e a monitorização do desperdício em Portugal e está ainda prevista uma nova assinatura do compromisso.

Mais informações sobre a iniciativa