FAO in Portugal

FAO e AJAP aprofundam colaboração

29/05/2015

Lisboa - Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, esteve no passado dia 18 de maio reunido com a Associação de Jovens Agricultores de Portugal, AJAP, organização que representa a nível nacional e internacional os jovens empresários agrícolas portugueses com idades entre os 18 e os 40 anos. 

Estiveram presentes neste encontro Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, e o técnico João Mira, tendo o mesmo servido para estreitar os laços de colaboração e cooperação no âmbito da Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, ESAN-CPLP.

A reunião teve também o propósito de discutir iniciativas concretas que estão em curso em alguns países da CPLP, nomeadamente em Moçambique, e o papel que a FAO pode desempenhar para estimular e facilitar a implementação das mesmas.

Foi ainda debatido o papel dos jovens agricultores de comunidades dos países lusófonos na materialização de iniciativas de desenvolvimento.

A AJAP tem um espectro de ação que vai além do apoio aos jovens, atuando em Portugal com dinâmicas que pretendem a modernização da agricultura e o combate às tendências de desertificação. Exerce também um papel ativo a nível europeu, através da delegação em Bruxelas, que acompanha questões como a implementação e reforma da Política Agrícola Comum (PAC).

É de salientar que a AJAP tem um longo historial de trabalho com organizações do sector agrário em Moçambique, nomeadamente a Associação de Jovens Agricultores Moçambicanos, AJAM.

Como resultado do encontro, ficou o compromisso de se continuar a trabalhar no sentido de estimular a participação dos jovens agricultores dos países CPLP na implementação da ESAN-CPLP, com particular enfoque em iniciativas de produção agrícola concretas e atividades de formação e transferência de tecnologias e apoio às comunidades mais carenciadas.