FAO in Portugal

Representante da FAO participa na Feira Internacional da Cortiça

03/06/2015

Lisboa - Decorreu entre os passados dias 28 a 31 de Maio a VII edição da Feira Internacional da Cortiça (FICOR) em Coruche, no Centro de Exposições de Coruche, no âmbito da qual se promoveu um ciclo de seminários.

O dia 29 esteve dedicado ao tema “A Lezíria - A importância para a conservação dos solos”, para o qual o Representante da FAO e junto da CPLP Hélder Muteia, foi convidado para intervir, refletindo sobre a importância da conservação dos solos e o papel dos regimes de montado e Lezíria para a sustentabilidade ecológica.

Este seminário decorreu no Observatório do Sobreiro e da Cortiça e teve organização em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, INIAV. 

A sessão de abertura ficou a cargo de Francisco Silvestre de Oliveira – Presidente da Câmara Municipal de Coruche e Elizete Jardim, Diretora da DRAP-LVT, Direção Geral de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Os painéis de oradores foram compostos por representantes do INIAV e do Instituto Superior Técnico, tendo o Representante da FAO usado a palavra no segundo painel da sessão, debruçando-se sobre “Os desafios da alimentação no Ano Internacional dos Solos”.

A apresentação abordou um conjunto de medidas preconizadas pela FAO para preservar os solos e permitir uma transição para modelos agrícolas sustentáveis, que fomentam o alcance de sistemas alimentares sustentáveis na sua globalidade.

Chamou a atenção para o facto de 33% dos solos aráveis estarem atualmente degradados e para a necessidade de mudança de paradigmas na utilização da base de recursos que sustenta a vida no planeta. Realçou também a importância dos solos em diversas áreas, como as alterações climáticas, produção de alimentos e matérias-primas, resiliência a catástrofes naturais e proteção da biodiversidade, explicitando alguns mecanismos que interferem com os ciclos naturais. 

Para concluir, Hélder Muteia efetuou uma breve abordagem aos compromissos da FAO na resposta às questões levantadas e teceu um incentivo à procura de novas soluções tecnológicas e desenvolvimento de trabalho multidisciplinar.

Este segundo painel teve ainda como comentadores Luís Vasconcellos e Souza, da ANPROMIS e António José Madaleno, da COTARROZ.  

O tema principal desta edição da FICOR foi “Montado e Lezíria – a sua importância para a conservação dos solos” e foram vários os seminários promovidos com debates científicos direcionados para a importância da conservação dos solos mas também visitas de campo ao montado, lezíria e indústria.