FAO in Portugal

FAO Portugal visita a Estação Experimental António Teixeira

04/06/2015

Lisboa - Na sequência do seminário realizado na Feira Internacional da Cortiça, em Coruche no dia 29 de maio, sob a temática “A Lezíria - A importância para a conservação dos solos” e no qual Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP e Charles Struman, estagiário, participaram em representação da FAO, realizou-se uma visita de campo à Estação Experimental António Teixeira. A visita objetivou a observação de uma experiência de irrigação gota a gota enterrada.        

Durante a visita, o presidente da ANPROMIS, Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, Luís Vasconcellos e Souza, apresentou os sistemas de rega instalados já em 2015, em parceria com a Imperregas e com a NaanDanJain.

Este sistema consiste num funcionamento de rega gota a gota, enterrada a 35 cm, permitindo uma utilização mais eficiente da água, reduzindo as perdas por evaporação e otimizando a disponibilidade de água para a planta, diretamente no sistema radicular.  

Dados recentes da utilização deste sistema de rega, em Espanha, apontam para uma redução significativa de água e energia, contribuindo para a sustentabilidade da produção. Também tem sido evidenciada a sua potencial contribuição para a preservação dos solos.

Esta experiência insere-se no âmbito do protocolo de colaboração técnico‐científica assinado entre a ANPROMIS e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), que objetiva a dinamização de estudos, atividades e projetos relativos à cultura do milho e do sorgo, na Estação Experimental António Teixeira, numa área que ronda os 19ha, em que se engloba o sistema apresentado.

Futuramente irão ser realizados na mesma área ensaios de variedades de milho e sorgo, de herbicidas e de adubação.