FAO in Portugal

FEC organiza Conferência sobre o Direito Humano a uma Alimentação Adequada

31/07/2015

Lisboa - Teve lugar no passado dia 27 de julho, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), uma Conferência organizada pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) intitulada “Direito Humano a uma Alimentação Adequada: Desafios e Oportunidades a partir de Diferentes Geografias”.

A Conferência iniciou-se com uma sessão de abertura composta por Jorge Líbano Monteiro, da FEC, António Torres, representando o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P e José António Pereirinha, do ISEG, onde foi ressaltado o papel ativo de Portugal no que toca à Alimentação como um direito fundamental.

Seguiu-se a intervenção de Hilal Elver, Relatora Especial da ONU para o Direito à Alimentação, que apresentou “Desafios atuais a partir de diferentes pontos de vista (Europa e África) ” e se mostrou muito impressionada com o envolvimento das organizações religiosas nesta temática. Abordou o conceito de Direito à Alimentação e relembrou que este não significa uma obrigação dos Governos de alimentarem as pessoas, excepto em situações de catástrofes naturais por exemplo. A sua apresentação abordou tópicos como as alterações climáticas e a segurança alimentar e nutricional ou a importância da mulher e dos agricultores familiares no que toca à garantia da segurança alimentar e nutricional.

Foram ainda apresentados os resultados e reflexões iniciais do projecto “Semear Portugal, Semear Angola” por Margarida Alvim, da FEC, e Eusébio Amarante, da Caritas Angola.

O resto do dia contou com diferentes painéis com os temas “Diferentes Experiências”, “Desafios e Oportunidades I – Coerência Política”, que contou com a intervenção sobre a Estratégia de Segurança Alimentar na CPLP do Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, e ainda “Desafios e Oportunidades II – Diferentes Perspectivas”. Os painéis contaram com várias participações, representantes de várias organizações como a CAFOD/CIDSE, ACTUAR, CENTROP, Christian Aid, Confederação Nacional de Agricultura e Agroges