FAO in Portugal

FAO participa no 23º Colóquio Anual sobre Sistemas Rurais Sustentáveis da União Geográfica Internacional

10/08/2015

Lisboa - “Respostas inteligentes para um futuro risonho”, foi o mote do 23º Colóquio Anual sobre Sistemas Rurais Sustentáveis da União Geográfica Internacional organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, entre os dias 27 de julho e 2 de agosto do presente ano.

O Colóquio contou com palestras, atividades e visitas de campo distribuídas ao longo dos dias entre Lisboa, Porto, Coimbra e Guimarães. As sessões tiveram como temas a Paisagem, o Património e o Turismo Sustentável, o Ambiente, a Sustentabilidade e as Alterações Climáticas, as respostas inovadoras e inteligentes para o Horizonte 2020, as interações entre o Rural e o Urbano numa sociedade em mudança e os Desafios Sociais para um futuro risonho.

A FAO Portugal foi convidada a tomar parte neste evento e o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, participou na sessão que teve lugar na quarta-feira, dia 29 de julho, tendo na ocasião tecido algumas considerações relativamente a importância do evento. Referiu na ocasião que o evento era um marco extremamente importante para destacar novas formas de abordar a questão da segurança alimentar e nutricional e também para promover novas formas de agricultura.

Referiu particularmente que as apresentações que foram feitas sobre a Agricultura Social bem como o Turismo Rural representam métodos que oferecem alternativas e novas possibilidades de abordar não só a questão alimentar mas também a dimensão cultural, o capital social das comunidades locais, o capital natural e o seu papel no desenvolvimento e também a autoestima e a autodeterminação.

Referiu ainda que era uma oportunidade de iniciar novos paradigmas para o desenvolvimento das comunidades mais carentes com vista à erradicação da fome no mundo, a redução dos desequilíbrios sociais, e a abordagem da problemática da pobreza.