FAO in Portugal

ONU inaugura em Lisboa exposição comemorativa dos seus 70 anos

09/09/2015

Lisboa – Para celebrar o 70º aniversário da ONU foi inaugurada, em Lisboa, na passada sexta-feira, dia 4 de setembro a exposição “A ONU em imagens – 70 anos de História”, co-organizada pelo Departamento de Informação Pública da ONU e a Fundação Gabarron uma exposição, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

A inauguração contou com a presença do antigo Presidente da Assembleia Geral da ONU, Diogo Freitas do Amaral, e de Cris Gabarron, Presidente da Fundação Gabarron. A Câmara Municipal de Lisboa esteve representada pelo Vereador com o pelouro das Relações Internacionais, Carlos Manuel Castro, que destacou a importância da acção da ONU no concerto das nações e na defesa dos direitos humanos.

A exposição estará na Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Nacional até ao dia 27 de setembro, e poderão ser vistas fotografias de célebres fotógrafos como João Isaque, Peter Magubane ou Eskinder Debebe, cartazes para campanhas da ONU concebidas por criativos da Divisão de Design e Divulgação da ONU, e ainda cartazes criados por artistas lendários, tais como Marc Chagall, Kieith Harring, Joan Miró entre outros.

O objectivo dos curadores Chaim Litewski, Antonio Silva, Mark Garten e Ziad Al-Kadri, com esta exposição, é mostrar, reflectir e comentar o percurso da ONU num mundo que mudou drasticamente ao longo de 70 anos destacando alguns dos aspetos mais importantes das suas principais actividades: direitos humanos, desenvolvimento, assistência humanitária, paz e segurança.

O espólio foi selecionado com base nas sugestões e contributos de funcionários da ONU, intelectuais, artistas, jornalistas e historiadores. Depois de inaugurada em Nova Iorque (EUA) em 2013, a exposição passou por Haia (Holanda), Verdun (França) e tem em Lisboa (Portugal) a quarta etapa de uma digressão que seguirá até Inglaterra (Londres).

OSecretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon considera que a história da Humanidade ao longo das últimas sete décadas fica mais completa com a informação providenciada pelos arquivos da ONU e que esta exposição permite não só recordar o passado, mas lançar uma reflexão sobre o futuro.

“Estas fotografias e cartazes maravilhosos permitem mostrar ao mundo o que foi realizado pelas Nações Unidas. Vemos nelas as forças de paz da ONU, os trabalhadores de projetos de desenvolvimento e de campanhas humanitárias, os defensores dos direitos humanos a ajudarem que mais precisa. À medida que avançamos na exposição, as décadas passam, o preto-e-branco passa a cores e os cenários mudam - mas o espírito de solidariedade nunca se desvanece. Inspiremo-nos nas conquistas que estão documentadas nesta exposições para fazer ainda mais em prol do nosso futuro coletivo”, disse Ban Ki-moon.