FAO in Portugal

Representante da FAO reúne com Associação Tropical Agrária

18/09/2015

Lisboa – No passado dia 15 de setembro, o Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, Hélder Muteia, e o Presidente da Associação Tropical Agrária (ATA), Luís Alfaro Cardoso, reuniram-se nos escritórios da FAO em Lisboa.

Este encontro deu-se no âmbito da Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN-CPLP), aprovada em 2011, que engloba os princípios fundamentais do direito humano à alimentação e da soberania alimentar. Um dos pontos fulcrais desta estratégia é o aumento da disponibilidade interna de alimentos e como tal, é essencial apoiar a agricultura familiar, sendo que este é um dos objetivos da ATA.

A estratégia preconiza ainda a participação de diversos atores dos sectores público, privado e associativo, na definição de estratégias e elaboração de actividades conjuntas nas diferentes componentes do sistema alimentar.

Foram discutidas ideias sobre como apoiar as comunidades de pequenos produtores de gado bovino e hortícolas a acederem a mercados mais competitivos em Moçambique. Foi particularmente mencionada a possibilidade de realizar um projecto de dinamização dos mercados locais, que após ser submetido às entidades responsáveis, poderá, de um modo geral, permitir um acesso à comunidade rural.

Um dos maiores constrangimentos que os pequenos agricultores rurais em Moçambique enfrentam é a disponibilidade de meios de transporte e a conservação dos seus produtos. O projeto deverá ter em conta esta realidade, e promover soluções práticas e sustentáveis.

Esta visita contribuiu também para a fortalecer a relação do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP com a Associação Tropical Agrária, da qual se esperam desenvolvimentos futuros criadores de valorização mútua com vista ao auxílio das agriculturas familiares.