FAO in Portugal

Curso Internacional de Verão da Universidade de Évora inaugurado pelo Representante da FAO

21/09/2015

Lisboa – Entre os dias 17 e 19 de setembro realizou-se o V Curso Internacional de Verão, promovido pela Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, para o qual Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, foi convidado a proferir a Conferência Inaugural.

No primeiro dia, a sessão de abertura esteve a cargo do Diretor da Escola de Ciências Sociais, Professor Silvério Rocha e Cunha e da Comissão Organizadora, Professor Manuel Couret Branco.

O Representante da FAO realizou a Conferência Inaugural sobre o tema “Os desafios da alimentação no mundo”, referindo a necessidade de haver um compromisso global para dois aspetos que são inerentes à alimentação, a fome e o clima.

Destacou, também, a forma como a volatilidade dos preços, a ineficiência dos mercados agrícolas, as guerras, os desastres naturais e outras ameaças ambientais afetam a alimentação no mundo, sendo por isso necessário implementar sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Para tal, são precisos novos paradigmas institucionais, económicos, sociais, novos fenómenos como os biocombustíveis, a engenharia genética, a agricultura sustentável e sistemática e, ainda, reduzir drasticamente o desperdício de alimentos e o problema das externalidades.

No término da sua apresentação houve ainda espaço para responder a várias questões dos participantes, tendo sido gerado um debate profícuo.

O V Curso Internacional de Verão teve como tema “As encruzilhadas do desenvolvimento: o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”, tendo como pano de fundo o Ano Europeu para o Desenvolvimento, e contou com diversas palestras e mesas redondas sobre variados temas, incluindo três conferências com oradores académicos de relevo e responsáveis por organizações internacionais que atuam diferentes áreas temáticas.

Este curso procurou fazer o balanço da ação da comunidade internacional na área do desenvolvimento e refletir sobre os desafios que se colocam a partir de agora. Pretendia ainda transmitir a complexidade dos processos de desenvolvimento, cruzando economia, política, filosofia, sociologia, psicologia, educação, cultura e ambiente, e fornecer instrumentos para refletir e agir com o objetivo de contribuir para a construção de um mundo melhor para todos.