FAO in Portugal

FAO discute colaboração com movimento Re-Food

06/10/2015

Lisboa – A equipa do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, constituída por Hélder Muteia, Representante da FAO, Ana Muller, Assistente de Informação e Sofia Saro, estagiária, reuniram-se no dia 5 de outubro com o fundador da Re-Food, Hunter Helder nas instalações da FAO, em Lisboa.

Este encontro teve como objetivo aprofundar o conhecimento mútuo e os laços de cooperação já iniciados no âmbito do Comissariado Municipal de Lisboa de Combate ao Desperdício Alimentar e outras iniciativas.

Discutiu-se também a colaboração da FAO no evento organizado pela Re-Food, especificamente pelo Nnúcleo da Estrela, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação – Re-Fado “Cantar contra a fome”. Esta iniciativa terá lugar no dia 16 de outubro, no Salão Nobre do ISEG, e contará com a participação de diversos fadistas, entre os quais, Ricardo Ribeiro, António Pinto Bastos, Tânia Oleiro entre outros.

O projeto Re-Food teve início a 9 de março de 2011, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, pelas mãos do americano Hunter Helder. É uma iniciativa que visa combater o desperdício de alimentos preparados e a fome nos bairros urbanos, reforçando ao mesmo tempo os laços comunitários locais.

Este movimento conta com o apoio de voluntários e parcerias com a restauração e outras empresas da área alimentar. Atualmente existem diversos núcleos presentes em 22 freguesias em vários pontos do país, encontrando-se o movimento numa fase de crescimento exponencial.

No seguimento desta reunião, a FAO e a Re-Food discutiram diversas formas de colaboração futura que, para além de fortalecer esta cooperação, serão fundamentais para a sensibilização e consciencialização individual e colectiva no combate ao desperdício alimentar.