FAO in Portugal

Relatório sobre o Estado da Alimentação e Agricultura destaca o impacto das alterações climáticas

20/01/2017

Lisboa - Todos os anos é publicado pela FAO o relatório sobre “Estado da Alimentação e Agricultura” (em inglês, The State of Food and Agriculture). O ano de 2016 mereceu um foco especial nas alterações climáticas, sendo a tríade principal analisada - “alterações climáticas, agricultura e segurança alimentar”.

O impacto das alterações climáticas na segurança alimentar mundial é uma realidade presente que não deve ser esquecida e, sem ação urgente, colocará milhões de pessoas em risco de sofrerem de fome e pobreza. Este relatório evidencia a necessidade dos esforços da adaptação e mitigação das alterações do clima – os dois pilares-chave da ação face às alterações climáticas, tendo sempre presente que os custos na inércia nesta matéria ultrapassam em grandes margens os custos dos esforços para a ação.

Enquanto os impactos climáticos nas produções agrícolas e modos de vida rurais serão heterogéneos entre as regiões do globo, espera-se que até 2030 tornar-se-ão cada vez mais adversos chegando a ser potencialmente catastróficos em algumas áreas. Neste sentido, limitar aos aumentos da temperatura global a 1.5º C acima dos níveis pré-industriais é essencial.

Para além de nos grupos mais vulneráveis a estes impactos constarem os agricultores familiares, os setores agrícolas (responsáveis por 1/5 da emissão total de gases de efeito estufa) têm o potencial para limitar as suas emissões de gases de efeito estufa através da transformação profunda da agricultura e sistemas alimentares. Impõe-se assim o desafio duplo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa enquanto, e em simultâneo, responder a níveis improcedentes do crescimento da demografia e procura por produtos alimentares.

Neste sentido, a FAO afirmou a ação face às alterações climáticas como um dos pilares da Organização. Para dar assistência aos seus Membros, investiu em áreas que promovem ao em simultâneo a segurança alimentar, a adaptação e mitigação das alterações climáticas. A FAO está a ajudar a reorientar os sistemas alimentares nos países mais expostos a estes riscos, com um foco claro no apoio aos pequenos agricultores. A Organização tem uma abrangência científica vasta que lhe proporciona uma procura constante por novos modelos de agricultura mais sustentáveis e inclusivos. Entre as várias ações da FAO nesta matéria encontram-se o estabelecimento da Parcerias Global para o Solos, a Agenda Global para a Pecuária Sustentável ou a Iniciativa para o Crescimento Azul.  

A realização deste relatório anual face faz parte da preocupação para com a relação alterações climáticas, agricultura e segurança alimentar, e assume total pertinência, tanto para servir de apoio ao trabalho desempenhado pela Organização, como para a própria informação e sensibilização da sociedade civil, governo, universidades, setor privado e restantes organizações internacionais para o tema pois apenas a ação consertada de todos estes atores permitirá uma prossecução global da segurança alimentar de forma estável.

Veja as infografias: Estado da Alimentação e da Agricultura 2016 - Adaptação

                                   Estado da Alimentação e da Agricultura 2016 - Mitigação