FAO in Portugal

Uso de dados de satélite em tempo real para rastrear a produtividade da água na agricultura

24/04/2017

Lisboa - O modo de medir a eficiência do uso da água na agricultura, particularmente em países com escassez de água, está a tornar-se num método altamente tecnológico com a ajuda de um novo instrumento desenvolvido pela FAO.

A base de dados WaPOR, via satélite e de livre acesso, está agora disponível para ajudar os agricultores a obter um maior e mais fiável rendimento agrícola, e permitindo a otimização dos sistemas de irrigação.

Permite uma análise da água utilizada através de sistemas agrícolas, produzindo provas empíricas de como pode ser utilizada do modo mais produtivo.

O consumo global da água – a maioria, pela agricultura – ultrapassou a taxa de crescimento populacional durante a maior parte do século passado e algumas regiões estão próximas de ultrapassar os limites possiveis.

WaPORreúne dados de satélite e usa a capacidade de processamento do Google Earth para produzir mapas que mostram quanta biomassa e rendimento é produzido por metro cúbico de água consumida.

A base de dados, a nível continental, está online, e os dados a nível nacional estarão disponíveis em Junho para Benin, Burundi, Egipto, Etiópia, Gana, Jordânia, Quénia, Líbano, Mali, Marrocos, Moçambique, Ruanda, Tunísia, Uganda, Cisjordânia e Faixa de Gaza, e Iémen.

Como funciona

O WaPOR mede a evapotranspiração, uma fase importante no ciclo natural da água, que consiste na perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. A evapotranspiração fornece assim uma medida direta da água consumida por uma cultura durante uma estação de crescimento e, quando relacionada à biomassa e ao rendimento da colheita, permite calcular a produtividade da água da cultura.

A ferramenta WaPOR está a ser desenvolvida em cooperação com um consórcio de parceiros na Holanda- eLEAF Universidade de Twente, ITS e Waterwatch Foundation- como também VITO na Bélgica. O plano de trabalho anticipa o desenvolvimento de aplicativos que podem ser utilizados em smartphones, permitindo assim o uso, localmente relevante, dos dados.

Contabilidade de água

A contabilidade da água é promovida cada vez mais como uma ferramenta indispensável, particularmente em áreas com dificuldades hídricas. Inclui-se avaliações coerentes da disponibilidade de recursos hídricos, que devem incorporar fatores climáticos e exigir a consideração de direitos justos.

A FAO oferece aconselhamento técnico sobre a instalação apropriada de instalações de contabilidade e auditoria da água.

É estimado que por cada 1ºC do aquecimento global, 7 por cento da população global irá sentir o decréscimo de 20 por cento ou mais de recursos hídricos renováveis. A melhoria da gestão dos recursos hídricos é mencionada como uma área crítica para a intervenção na maioria dos planos nacionais de adaptação e mitigação das alterações climáticas submetidas, pelo Acordo de Paris.

Foto: ©FAO/Olivier Asselin

Legenda: Irrigação de colheitas na República Democrática do Congo.