FAO in Portugal

Governo de Angola assina Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar

23/07/2018
Lisboa – No dia 20 de julho de 2018, o Ministro da Agricultura e Florestas de Angola, Marcos Nhunga, assinou a “Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar”, um documento cuja cerimónia de assinatura teve lugar durante a Reunião de Alto Nível sobre a Agricultura Familiar em Lisboa, em fevereiro. O encontro envolveu entidades relevantes para a promoção da Agricultura Familiar no contexto de cada Estado-membro da CPLP, mas na qual Angola não teve oportunidade de participar.
A Carta de Lisboa representa um compromisso que envolve os Estados-membros da CPLP, a sociedade civil, o setor privado, as universidades e a FAO e tem como objetivo reconhecer a importância da agricultura familiar e reforçar o compromisso dos Estados-membros da CPLP com a implementação de políticas e de estratégias que promovam este sector.
Com a assinatura por parte do Governo de Angola, fica completa a etapa que visa a concretização das Diretrizes para o apoio e promoção da Agricultura Familiar nos Estados-membros da CPLP, o que constitui um contributo fundamental para a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.
O representante angolano, Marcos Nhunga, reforçou  o empenho no apoio da Agricultura Familiar no seu país: "Tomado o conhecimento da Carta de Lisboa, volto a afirmar a posição do Executivo angolano e transmitir que, em Angola, a agricultura familiar é a nossa base, que é responsável pela produção de mais de 80% daquilo que se consome no país".