FAO in Portugal

Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM): Delegação chinesa visita Portugal

20/11/2018

Portugal – Entre os dias 16 e 20 de novembro, Portugal recebeu uma delegação chinesa composta por representantes do Sistema Importantes do Património Agrícola Mundial de Diebu Zhagana, na China, para uma visita de intercâmbio organizada pela FAO Portugal/ CPLP.

A visita teve início no norte do país, onde a delegação chinesa visitou a região do Barroso, também reconhecida pela FAO como Sistema Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM) em 2018. Com o intercâmbio, visitantes e anfitriões descobriram que, além da classificação atribuída pela FAO,  o Barroso e Diebu Zhagana possuem muito em comum: seus agricultores familiares vivem da agricultura, da floresta e da produção animal em sintonia com os ecossistemas locais e biodiversidade, contribuindo para a sua preservação.

Para o professor Liu Moucheng, da Academia Chinesa de Ciências, a principal lição aprendida no Barroso foi relativa ao associativismo existente no Barroso, que garante que os pequenos agricultores possam, juntos, ter acesso ao mercado para venda da produção agropecuária local com preços mais justos para os produtores, dado o reconhecimento nacional e internacional da qualidade diferenciada dos seus produtos. Segundo o professor, a região de Zaghana passou a contar com fortes investimentos do estado após o reconhecimento da FAO, principalmente para a construção de infraestruturas, no entanto os seus produtores ainda encontram dificuldades para escoar sua produção, apesar de também serem de qualidade diferenciada.

A China conta hoje com 15 regiões reconhecidas pela FAO como SIPAM, fazendo com que este seja o país que reúne o maior número de territórios com esta classificação. A elevada prioridade dada ao programa no país tem levado à criação de políticas públicas específicas e a atribuição de recursos para a promoção e proteção destas regiões. O título de SIPAM também faz com que se eleve o número de turistas nestes patrimónios, gerando renda e ajudando a reduzir a desertificação rural, uma ameaça comum também aos territórios rurais na China.

Além do Barroso, a delegação chinesa visitou o sistema de produção artesanal de queijo da Serra da Estrela e o sistema de produção de arroz, gado da raça marinhoa e os típicos terrenos “bocage“ existentes na região do Baixo Vouga Lagunar, ambos sistemas pré-identificados como potenciais candidatos a SIPAM.

 

FAO e Turismo de Portugal iniciam um período de cooperação

Lisboa – No dia 20 de novembro, o Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP e o Turismo de Portugal assinaram um acordo que sinaliza o início de um período de cooperação com o intuito de desenvolver ações e atividades que visam a valorização turística do património agrícola e alimentar tradicional português.

As principais ações a serem desenvolvidas no âmbito do Plano de Trabalho entre a FAO e Turismo de Portugal para o período 2018-2019 referem-se i) à realização de oficinas para a sensibilização, mobilização e construção de capacidades nas Escolas de Turismo e Hotelaria do Turismo de Portugal; ii) a um concurso nacional para a seleção de três pré-propostas para classificação de sistemas agrícolas e alimentares tradicionais, com prémio de até 5 mil euros; e iii) à consolidação de uma rede colaborativa para a divulgação, partilha de conhecimento e ligação entre a oferta e a procura de serviços e produtos turísticos associados com este património.

 

O programa Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM, ou Globally Important Agricultural Heritage Systems - GIAHS, no título em inglês) é uma iniciativa da FAO para a promoção da consciencialização e do reconhecimento de sistemas agrícolas relevantes como património mundial, visando alertar para a importância de os bens e serviços sociais, culturais, económicos e ambientais que estes fornecem aos agricultores familiares e às comunidades locais, promovendo uma abordagem integrada que combina agricultura sustentável e desenvolvimento rural.