FAO in Portugal

Academia debate segurança alimentar e nutricional na CPLP durante encontro em Cabo Verde

03/08/2015

Lisboa – Decorreu nos passados dias 15 e 16 de julho na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, uma reunião paralela ao XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), sobre o tema “O papel das organizações de ensino superior na promoção de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”.

Esta reunião foi promovida pela FAO e a CPLP, no âmbito do Programa de Cooperação Técnica (TCP/INT/3406) que têm vindo a implementar em conjunto desde 2014, e procurou debater com todas as instituições de ensino superior e insitutos de investigação presentes formas de ativar efetivamente a sua participação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP) e na implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).

Estiveram presentes 35 participantes em representação de universidades e institutos de todos os Estados-membros da CPLP, com exceção de Timor-Leste, e uma equipe técnica da FAO, composta por Carlos Mielitz, da Divisão de Parcerias, Francisco Sarmento, consultor, e Ana Muller, do Escritório da FAO em Portugal.

O encontro decorreu no Hotel Vulcão, na Cidade Velha, à margem do evento anual da AULP e iniciou-se no primeiro dia com uma apresentação de Carlos Mielitz sobre a nova estratégia de cooperação da FAO com instituições académicas e de pesquisa (academia), consideradas fundamentais e prioritárias para a Organização.

Francisco Sarmento apresentou a ESAN-CPLP e a dinâmica de participação das organizações de ensino superior na sua estrutura de governação, seguindo-se uma sessão de esclarecimento e debate. Apresentou ainda o processo de desenvolvimento das Diretrizes Regionais de apoio à agricultura Familiar na CPLP, uma iniciativa multi-atores com o objetivo de obter um conjunto de prioridades e orientações regionais comuns, que contribuam para o reconhecimento dos produtores familiares e apoiem os Estados-membros no desenvolvimento de uma agricultura sustentável que permita combater a fome e a pobreza, realizar progressivamente o direito à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar nacional e cumprir com as principais metas de desenvolvimento sustentável.

No segundo dia os participantes foram divididos em grupos para discutir e sugerir ações a levar a cabo pela academia até à próxima reunião do CONSAN-CPLP e, também, a longo-prazo. Ao final da manhã realizou-se a eleição do Comité de Coordenação do Mecanismo de Facilitação da Participação das Organizações de Ensino Superior (e Instituições de Investigação) no CONSAN-CPLP, onde estão representadas uma instituição de cada país africano da CPLP, duas do Brasil e duas de Portugal, tendo ainda ficado reservado um lugar para um futuro representante de Timor-Leste.

Da parte da tarde, realizou-se uma mesa redonda inserida no programa oficial do XXV encontro da AULP, tendo sido apresentadas a todos os participantes do mesmo as conclusões da reunião paralela dedicada ao tema da segurança alimentar e indicado o Comité de Coordenação do Mecanismo, procurando assim divulgar esta iniciativa e potenciar a participação de mais instituições.

Uma das prioridades imediatas do Secretaridado do Comité de Coordenação, que ficou a cargo da Universidade Estadual Paulista – UNESP (Brasil) e do Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa (Portugal), é a criação de um site para acolher uma base de dados com todos os membros do mecanismo e oferecer informações de como as entidades podem vir a fazer parte do mesmo, bem como divulgar ações e iniciativas conjuntas.