FAO in Portugal

Assistência da FAO a Saint Lucia é impulsionada

21/10/2016

Lisboa - No dia 3 de Outubro de 2016, Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, viajou até Londres para um encontro com o Alto-comissário de Saint Lucia em Inglaterra, Albert Fregis. 

Saint Lucia é um país insular das pequenas Antilhas, no Caribe. Próximo à Martinica, São Vicente e Barbados. Tem uma área de 539 km² e uma população de 187 107 habitantes. Desde 1979, ano em que Saint Lucia aderiu à ONU, a FAO tem prestado assistência ao país.

A ajuda fornecida tem sido orientada para o desenvolvimento da agricultura sustentável e segurança alimentar e nutricional, com um foco paralelo na gestão de recursos naturais. Desde o apoio n a criação de políticas públicas a impulsionar projetos ao nível das comunidades, as intervenções da FAO no país visam aumentar a produtividade agrícola e a produção de alimentos locais, tal como criar fontes de rendimento alternativas para as comunidades rurais. Outras características desta cooperação são a gestão do risco de desastres, especialmente naturais, e adaptação às alterações climáticas.

No último encontro com o Alto-comissário de Saint Lucia em Londres, no passado mês de Março, foi expressa preocupação relativamente à necessidade de treinar os agricultores sobre como melhor controlar pestes e doenças que afetam as plantações e sobre o uso racional de fertilizantes e pesticidas. Sendo que a agricultura é uma das mais importantes atividades económicas em Saint Lucia, incrementar o conhecimento dos agricultores é essencial. Em Saint Lucia, a maioria dos agricultores possui terrenos agrícolas de pequenas dimensões e a sua vulnerabilidade às flutuações de mercado é alta, para além de existir uma falta de acesso a tecnologia adequada para tornar mais produtivo o setor agrícola. Todos estes desafios contribuem para uma dificuldade acrescida em aceder aos mercados internacionais. Caso paradigmático desta dificuldade é o comércio de carnes de aves, devido à forte competição internacional dos mercados externos.

No passado dia 3, os problemas vividos em Saint Lucia que compõem o cenário anteriormente descrito foram discutidos entre Albert Fregis e Hélder Muteia. Foi feito um balanço do Programa-Quadro da FAO para Saint Lucia entre 2012-2015 e posteriormente foram debatidas ações adicionais a implementar no Programa-Quadro da FAO para o país em vigência entre 2015-2019, nomeadamente projetos nas áreas das estruturas de processamento de carne, indústria da banana, processos de certificação industrial e intercâmbio de conhecimento.

O Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP assegurou a sua disponibilidade para impulsionar a cooperação FAO – Saint Lucia, principalmente devido à passagem recente da Tempestade Tropical Matthew pelo país.